Em Laranjeiras, gestante testa positivo para COVID-19 em procedimento de retirada do balão de hérnia diafragmática

Na 26ª semana de gestação, a fisioterapeuta, Lidiane Sagawe, deu entrada na Perinatal para realização de um procedimento intrauterino. Tratava-se da cirurgia de hérnia diafragmática congênita. No seu caso, o balão foi inserido para corrigir a malformação, diagnosticada como “muito grave”, uma vez que o fígado de seu bebê estava localizado dentro do tórax.

Algumas semanas após, quando a paciente chegava ao oitavo mês, Dr. Renato Sá, obstetra e Coordenador Geral do Centro de Diagnóstico da Perinatal, estava preparado para realizar o procedimento de retirada do balão. Seguindo os protocolos da maternidade, Lidiane se submeteu aos testes que detectam se a paciente está ou não com Coronavírus. O diagnóstico, para surpresa de todos, foi positivo. O procedimento remoção do balão foi realizado e, no mesmo dia, a bolsa da paciente rompeu. O caso necessitava de mais cuidados. “O risco para o bebê era altíssimo, primeiro pela hérnia, depois pela rotura da bolsa e também pela COVID. Conduzimos Lidiane à área de isolamento semi-intensiva, onde a manteve em observação até o parto”, explica Dr. Renato.

Ansiosa e apreensiva com a saúde do seu bebê, Lidiane se manteve em observação durante quatro semanas. Assintomática, a paciente foi mantida isolada nesse período, recebendo todos os cuidados médicos necessários. Quase um mês depois, testando negativo para COVID-19, o parto foi realizado. O tão esperado Arthur nascia saudável e sua mãe estava plenamente curada. De acordo com Dr. Renato, o bebê precisou estender sua estádia na maternidade apenas por precaução. “Arthur foi encaminhado para UTI Neonatal, onde a equipe médica observou sua capacidade respiratória durante alguns dias”, conta o médico. Para ele, a alta foi um momento de grande satisfação para todos. “Sem dúvida esse caso foi um sucesso”, finaliza.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: