SEIOS INCHADOS ANTES DA MENSTRUAÇÃO: É NORMAL?

Seios sensíveis, inchados e doloridos são queixas constantes das mulheres durante a TPM. Estes incômodos fazem parte do conjunto de sintomas provocados pelas alterações hormonais alguns dias antes da menstruação chegar e durante o período de sangramento. Além do ciclo menstrual, pílula anticoncepcional, displasia mamária e até o sutiã também podem ser causadores da dor e inchaço nas mamas.

Por que os seios ficam sensíveis e inchados antes da menstruação? 

De acordo com Fernanda Mauro, o inchaço dos seios antes e durante a menstruação é normal. “As mudanças hormonais, principalmente do estrogênio e progesterona, durante o ciclo da mulher podem formar retenção de líquido e estimulação das glândulas mamárias gerando dor e inchaço nas mamas”, explica. Após a ovulação, o endométrio (camada que reveste o útero para receber a gestação) começa a engrossar. Neste período ocorre a queda do estrogênio e o aumento da progesterona, causando uma série de sintomas na segunda fase do ciclo menstrual, como o inchaço e a sensibilidade das mamas.

Segundo a médica, é muito comum a dor nas mamas aparecer associada ao inchaço. “O próprio inchaço torna as mamas mais sensíveis, pesadas e doloridas”, diz. Para a especialista, o ideal é utilizar sutiãs que sustentem bem as mamas. Além disso, pode-se tomar alguma medicação analgésica e em alguns casos, utilizar diuréticos com indicação médica para diminuir o inchaço pré-menstrual.

O inchaço acaba quando a menstruação chega

Com a normalização dos hormônios, a tendência é que o inchaço desapareça e a dor reduza. Isto pode acontecer com a chegada da menstruação ou nos últimos dias do período. Vale lembrar que este sintoma é cíclico, portanto, no próximo ciclo menstrual os mesmos costumam voltar. Pelo menos agora você já sabe o que causa este incômodo e como pode ser resolvido. 

Outras possíveis causas para dor, inchaço e sensibilidade das mamas 

 – Displasia mamária: É a formação de pequenos nódulos cheios de líquidos que podemos sentir ao tocar as mamas. Esta é uma alteração fibrocística benigna que pode provocar inchaço, dor e sensibilidade antes da menstruação. É comum os nódulos sumirem no final do período menstrual. 

– Pílula anticoncepcional: A presença do estrogênio em algumas pílulas provoca uma série de efeitos no corpo e como o inchaço e sensibilidade das mamas. É comum que os incômodos surjam quando a mulher começa a tomar a pílula e desapareçam em poucos meses. Se isso não acontecer em três meses, converse com o seu ginecologista sobre o sintoma. 

– Sutiã de bojo: Apesar de ser um aliado dos seios robustos por aparentemente ter uma boa sustentação, o bojo muitas vezes pode ser um vilão. É comum que mulheres que usam esse tipo de sutiã reclamem de ter dores nos seios, já que normalmente a peça é comprada em grandes lojas com tamanhos estabelecidos, o que não necessariamente atende a necessidade dos seios de cada mulher. O ideal é comprar em lojas especializadas para que a vendedora possa tirar suas medidas e oferecer a taça com o modelo e tamanho ideal para a sustentação e para a coluna. 

Fonte: Só Delas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: