FAZER SEXO MENSTRUADA FAZ MAL?

Fazer sexo menstruada não é tão recomendado pelos ginecologista porque a vagina fica mais sensível durante o período menstrual. Acontece que o colo do útero fica mais aberto do que o normal para facilitar a passagem do sangue. Dessa forma, a transmissão de bactérias pode acontecer com uma maior facilidade. O sexo desprotegido (aquele sem a camisinha), portanto, pode ser um perigoso meio da propagação de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), principalmente a clamídia e gonorreia. A melhor dica para fazer sexo menstruada é não abrir mão do uso do preservativo, assim evitando o contato direto entre os órgão sexuais. Para entender melhor, confira nossa matéria com as respostas da ginecologista Lívia Migowski.


Fazer sexo menstruada pode fazer mal

Desde que seja protegido, não há nada que impede o sexo durante a menstruação. No entanto, transar sem camisinha traz grandes riscos à saúde da mulher. “Durante a menstruação o colo do útero está mais aberto, o que pode facilitar a ascensão de bactérias patogênicas, como a clamídia e o gonococo (agente que causa gonorreia)”, explica a ginecologista. Essas doenças, por sua vez, podem incitar o aparecimento de outros microrganismos, como as bactérias da doença inflamatória pélvica, piorando ainda mais o quadro.

É ainda mais fácil dessas doenças serem transmitidas durante a menstruação por conta da sensibilidade da vagina nesse momento. “Há uma diminuição do pH vaginal pelo sangramento e pelo colo do útero entreaberto, o que favorece a ascensão de bactérias patogênicas”, comenta a médica.

Transar menstruada engravida?

Engravidar ao fazer sexo menstruada é raro, porque, nesse momento, o corpo feminino ainda não passou pela ovulação – o primeiro passo para o início da gestação. Contudo, de acordo com a ginecologista, a gestação pode sim acontecer quando em duas situações principais. “Para mulheres que apresentam o ciclo curto ou que têm a menstruação longa, é possível engravidar num sexo desprotegido durante a menstruação, principalmente nos últimos dias de sangramento”, alerta ela. Isso é possível porque, nesses quadros, a ovulação já aconteceu.

Uma outra situação de gravidez é quando a mulher confunde o sangramento do período fértil com a menstruação. O período fértil é um momento do ciclo menstrual que acontece por volta de 12 a 16 dias após o sangramento menstrual. Esse sangue é completamente normal e indica apenas que o óvulo saiu do ovário. “O sangramento no período fértil pode confundir a mulher. Ela pode achar que está menstruada, mas na verdade é um sangramento fora da menstruação”, explica a profissional.

Para fazer sexo menstruada, não dispense a camisinha

O preservativo é um dos métodos contraceptivos mais indicados para evitar a gravidez. Mas, além disso, a camisinha masculina e feminina também são capazes de prevenir quadros de DST, estando menstruada ou não. Por isso, para fazer sexo menstruada, o aconselhável é usar o preservativo e, dessa forma, evitar doenças.

Fonte: Só Delas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: