Estresse pode alterar meu ciclo menstrual: mito ou verdade?

O ciclo menstrual depende do equilíbrio entre as funções do corpo e os hormônios. Quando há um desequilíbrio podem ocorrer mudanças no ciclo menstrual, como a antecipação, atraso e até ausência da menstruação. Diversos fatores podem influenciar nestas alterações, inclusive o estresse. É comum percebermos alguma diferença no período menstrual quando estamos passando por um momento mais conturbado. Entenda como isso acontece!

Estresse pode alterar seu ciclo menstrual
 De acordo com a ginecologista Livia Migowski, muitos especialistas acreditam que o estresse é o principal motivo para alterações do ciclo menstrual. Afinal, o nosso ciclo menstrual é orquestrado pelo hipotálamo, que é a estrutura do Sistema Nervoso Central e está ligado ao nosso centro de emoções e também ao córtex cerebral. Dessa forma, todos os sentimentos e estímulos que recebemos do ambiente e meio externo são transmitidos ao hipotálamo. “Qualquer nível de estresse já pode ser suficiente para interferir com o estímulo do hipotálamo na hipófise e, consequentemente, aos ovários”, comenta a médica.

Para a médica, é muito comum uma mulher notar mudanças no ciclo menstrual quando tem uma viagem marcada ou quando passa por problemas familiares ou no trabalho. “Além disso, depressão e anorexia são doenças psiquiátricas nas quais a mulher pode passar meses sem menstruar”, acrescenta.

Como é possível contornar esse quadro?
Segundo a médica, a melhor maneira de contornar esse quadro é realmente relaxar, tentar levar uma vida mais calma e manter uma dieta balanceada. “Não esquecer de reservar um horário do dia para fazer algo prazeroso também é importante, além de não se exceder em horas de trabalho e melhorar a qualidade do sono”, recomenda.

Se as mudanças na rotina não ajudarem a regularizar o ciclo, será necessário procurar um ginecologista para avaliar adequadamente esta alteração do ciclo menstrual e indicar a melhor forma ajustar.
 

Outros fatores podem influenciar a regularidade do ciclo
Além do estresse, outros fatores também podem alterar a regularidade do ciclo menstrual. “Medicamentos que atuam no sistema nervoso central, como remédios para enjoo, antidepressivos, calmantes, medicamentos para epilepsia e esquizofrenia”, comenta a ginecologista, acrescentando que o aumento do hormônio prolactina também pode influenciar no ciclo menstrual. Além disso, a diminuição dos folículos ovarianos, como acontece nas mulheres perto da menopausa também podem levar a alteração desse ciclo.


Dra. Livia Migowski, ginecologista e obstetra da Perinatal
CRM: 52.90682-4

Fonte: Só Delas Imagem: Divulgação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: