Por que mulheres têm tanta vontade de chocolate na TPM? Especialista explica os motivos!

A maioria das mulheres já é fã de doces por natureza, mas não dá para negar que quando bate a TPM o desejo pelo açúcar aumenta demais, criando desejo até em quem não é lá tão chegada a um chocolate. E acredite, não é apenas uma coincidência! Há uma explicação para isso e tem tudo a ver com os famosos hormônios da felicidade. O Só Delas conversou com uma ginecologista para entender por que isso acontece com algumas mulheres todo mês. Confira!

Por que a vontade de comer chocolate aumenta na TPM?

Segundo a ginecologista Mariana Conforto, em torno de 45% das mulheres têm um desejo maior por chocolates e doces durante a fase pré-menstrual: “Esta fase do ciclo é caracterizada pela variação hormonal e consequentemente queda de serotonina, que é considerado um hormônio que traz satisfação e bem-estar”, diz. O chocolate, por sua vez, tem como característica auxiliar a liberação de serotonina devido ao triptofano, substância encontrada na composição do chocolate.

O único problema é que, além do triptofano, o chocolate também é rico em açúcar e gorduras que, em excesso, contribuem para ganho de peso. “Não deve haver exageros e de preferência aos tipos que são ricos em cacau”, recomenda a médica.

Isso pode ser prejudicial para o ciclo e a pele?

Quando exageramos no chocolate naturalmente relacionamos isso ao aparecimento da acne. No período menstrual, porém, o saboroso doce não é o culpado: “O aparecimento de acne durante o período pré-menstrual está atrelado aos hormônios e não diretamente ao chocolate”, esclarece a ginecologista, recomendando também manter uma boa alimentação e praticar atividades físicas especialmente nesse período.  

Existe risco de aumentar as cólicas e dores no corpo?

De acordo com a especialista, o chocolate e o café são alimentos estimulantes e podem agitar a inervação da pelve, aumentando as dores e cólicas no período menstrual. “Em contrapartida também pode-se esperar uma resposta de bem-estar da mulher após a ingestão de chocolate, o que indiretamente diminuiria as dores. Portanto, a resposta é muito individual para cada paciente”, diz.   

Contudo, a recomendação da ginecologista é manter uma boa alimentação. Deu vontade de comer um chocolate? Que tal comer um quadradinho, ao invés de comer a barra toda? Praticar atividade física e evitar exageros também é o segredo. 😉

Fonte: Só Delas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: