Benefícios da pílula anticoncepcional de uso contínuo. Veja indicações e cuidados

A pílula é um dos métodos anticoncepcionais muito utilizados pelas mulheres, e deve ser sempre recomendado por um ginecologista. Normalmente, ela deve ser tomada por 21 ou 28 dias, parando para 7 ou 4 dias de pausa, que é o momento em que a mulher menstrua. Mas esse tipo de anticoncepcional também pode ser usado de forma contínua, e isso pode trazer benefícios principalmente em alguns casos específicos. Entenda como funciona esse tipo de pílula e quais são suas indicações e cuidados necessários!


 O que é a pílula anticoncepcional de uso contínuo?

A pílula anticoncepcional de uso contínuo é quando ela é usada diariamente, emendando uma cartela na outra, sem pausa. “Portanto, com ela não haverá aqueles 7 ou 4 dias de pausa, onde normalmente ocorre o sangramento menstrual”, explica a ginecologista e obstetra Livia Migowski.

Benefícios do uso da pílula anticoncepcional de forma contínua

Segundo Livia, o uso da pílula no modo contínuo pode apresentar benefícios para algumas mulheres, como aquelas que apresentam sintomas pré-menstruais, entre dores de cabeça, dor nas mamas, irritabilidade e cólica. “Por fim, quando usamos a pílula diariamente e nos esquecemos de tomar algum comprimido da cartela, a chance do método falhar, ou seja, a chance de engravidar é menor”, afirma ela.

Pílula de uso contínuo e seus riscos

A profissional afirma que todas as pacientes que podem fazer uso de pílula também podem escolher usá-la de forma contínua. “Isso serve para os outros métodos hormonais com estrogênio e progesterona, como anel vaginal e adesivo”, diz ela. Não existe até o momento nenhuma comprovação de efeitos adversos com o uso contínuo da pílula. “A princípio o risco de trombose e de câncer de mama é o mesmo comparado ao uso da pílula com intervalo de 7 dias”, esclarece.

Conheça os principais cuidados a serem tomados nesse caso

As mulheres que optam por não menstruar por meio do uso desse tipo de pílula devem ter os mesmos cuidados que aquelas que usam o método com os dias de pausa. “Antes de iniciar qualquer método é importante uma avaliação global da mulher pelo ginecologista”, recomenda ela. Nesse momento o médico deverá conferir se existe alguma contraindicação para aquele método para a paciente, ensinar como usar e tirar todas as suas dúvidas.  

Este artigo tem a contribuição da especialista:
Dra. Livia Migowski, ginecologista e obstetra da Perinatal –
CRM: 52.90682-4

Fonte: Só Delas Foto: Divulgação

Um comentário em “Benefícios da pílula anticoncepcional de uso contínuo. Veja indicações e cuidados

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: