Em que situações pode ser necessário trocar o anticoncepcional?

Nem sempre conseguimos nos adaptar a um anticoncepcional específico. Em alguns casos, o medicamento podem causar efeitos colaterais leves ou muito incômodos, sendo necessário trocar a pílula. A troca do método contraceptivo, que deve ser feita junto a ginecologista, muitas vezes é recomendada para quem tem dificuldade de lembrar da pílula ou tem alguma patologia com resistência à combinação de hormônios. Conversamos com uma profissional para saber em quais situações pode ser necessário substituir o método anticoncepcional. Confira!

Efeitos adversos: inchaço, diminuição da libido e acne 

Segundo a ginecologista Livia Migowski, normalmente é recomendado a troca do anticoncepcional quando a mulher apresenta efeitos colaterais com o uso da medicação. Algumas mulheres têm inchaço, dores de cabeça, diminuição da libido, sangramentos irregulares e acne com o uso de anticoncepcionais. “Normalmente, mudando o hormônio ou a via de administração (passando de oral para vaginal, por exemplo), esses efeitos podem diminuir ou até mesmo cessar”, explica.

 Esquecimento frequente é um fator a levar em conta

Outro motivo comum que leva os ginecologistas a trocarem o método é os esquecimentos. “As mulheres que com frequência esquecem de tomar alguns comprimidos da cartela de anticoncepcionais, merecem outros métodos que não necessitam serem lembrados diariamente, como DIU e anel vaginal”, diz a médica.

Hipertensão e tabagismo

Por fim, algumas mulheres apresentam patologias como hipertensão, problemas cardiovasculares ou tabagismo, que torna perigoso usar estrogênio. Nesses casos, a médica recomenda trocar seu anticoncepcional para métodos que contenham apenas progesterona ou, até mesmo, métodos não hormonais.

 Há risco de engravidar na troca de anticoncepcional? Segundo a ginecologista, o risco de gestação normalmente é pequeno nesses períodos de troca, mas como não são completamente estudados, o ideal é associar métodos de barreira (camisinha) para evitar uma gravidez indesejada.

Um comentário em “Em que situações pode ser necessário trocar o anticoncepcional?

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: