9 mudanças curiosas que o período fértil traz

Para mulheres que pensam em engravidar devem estar atentas e entender o que é quando acontece o período fértil, pois é o momento do mês ideal isso e essa época é superfácil de ser identificada. Como apresentamos diversos sinais e sintomas que são comuns por conta da grande concentração hormonal, nosso corpo dá várias dicas de que estamos nessa fase. Para entendermos melhor sobre essas mudanças, conversamos com a ginecologista Fernanda Mauro que explica mais sobre isso e traz 9 curiosidades sobre o que ele faz com o nosso corpo.

 O que é o período fértil?

O período fértil pode ser também chamado de janela da fertilidade. Esse momento consiste no número total de dias do ciclo menstrual em que a mulher está sujeita a engravidar e tem uma duração de aproximadamente 6 dias. Ele  depende, principalmente, do número de dias, e claro, da regularidade do ciclo menstrual dessa mulher. A ginecologista explica: “Diferente da ovulação que é algo pontual do ciclo, a janela da fertilidade é considerada a vida útil do espermatozoide e do óvulo em questão”, explica.

É importante ressaltar que apesar do óvulo sobreviver somente por 24 horas após a ovulação, o espermatozoide pode permanecer ativo por até 5 dias. A ginecologista faz um alerta: “Por conta disso, um casal pode engravidar tendo relações sexuais de 4 a 5 dias antes da liberação do óvulo.”, comenta Fernanda.

Sinais do período fértil

Quando não ocorre a fecundação, ou seja, quando o óvulo não é penetrado por um espermatozóide, ele acaba morrendo e também é eliminado na menstruação. Apesar desse óvulo ser bem pequenininho, nosso organismo acaba preparando uma espécie de “abrigo” para o suposto feto, caso exista a fecundação.

 Porém, quando essa fecundação não ocorre, todo o nosso sangue que estava separado para esse feto sai através do nosso canal vaginal em forma de menstruação, juntamente com o nosso óvulo microscópico que não foi fecundado. Interessante, né?

9 curiosidades que o período fértil provoca em nosso corpo

Como o período fértil e a ovulação estão diretamente relacionados, neste momento podemos apresentar alguns sintomas associados às mudanças hormonais da fase correspondente ao nosso ciclo. Em conjunto com a Dra. Fernanda, separamos 9 mudanças curiosas que você pode perceber no seu organismo nessa época do mês.

– Aumento do desejo sexual

– Muco cervical mais elástico, como se fosse uma espécie de  clara de ovo

– Dor nas mamas

– Irritabilidade

– Instabilidade emocional

– Aumento da oleosidade da pele

 – Ligeiro aumento da temperatura basal

– Dor na região pélvica, abaixo do abdome

– Pequenos sangramentos vaginais, são mudanças que também podem ser observadas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: